sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Bondade




"Eu sempre acreditei que as pessoas nascem boas.


Mas acho que bondade é coisa que a gente cultiva.


Ou não...


E no correr da vida,


Tem gente que opta por não ser bom


Ou simplesmente não conhece a bondade como nós a entendemos.


Mas é difícil mesmo definir o que é bondade.


Eu tenho a intuição que bondade


È basicamente nos sentirmos bem.


A bondade deve ser praticada quando o espírito pede, quando a alma fica alegre.
Bondade não é dar dinheiro pra orfanato, pra asilo...


Isso é caridade.


E até a caridade é algo que tem que vir do desejo do coração,


Jamais da obrigação social.


Aí eu cheguei à conclusão de que a bondade está em coisas simples:


No nosso amor próprio, na firmeza das nossas atitudes,


Na paciência, na compreensão...


A bondade está em ver as coisas


Do jeito mais otimista possível,


Porque o pessimista fica mau diante da vida.


Maldade, pra mim, é fazer gentilezas forçadas, elogios falsos,...


É ter desejos duvidosos...


A maldade geralmente


Vem enfeitada de promessas que nunca vão se cumprir.


E quer saber do que mais?


Fazer o mal dá um trabalho...


Maldade envelhece e cansa."



Um comentário:

Eliana disse...

Lindo texto! De quem é?